terça-feira, 9 de agosto de 2011

Oposição vai tentar novamente CPI da Corrupção

Diante da nova operação da Polícia Federal, que prendeu 38 pessoas na manhã desta terça-feira envolvidas com desvio de dinheiro no Ministério do Turismo, oposição volta a falar em ampla investigação do governo

A oposição no Congresso se articula para apresentar um novo pedido de CPI mista para investigar as recentes denúncias de corrupção no governo federal. A intenção é elencar no texto do requerimento os recentes escândalos nos ministérios, em especial os envolvendo a pasta do Turismo, alvo da Operação Voucher, da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (9). Em Brasília, São Paulo e Amapá foram presas 38 pessoas, entre elas o secretário-executivo do Ministério, Frederico Silva da Costa.

“Estive reunido com líderes da oposição e concluímos que só uma CPI da Corrupção, ampla, pode desvendar e elucidar esses escândalos”, disse o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA). Segundo o demista, o requerimento de criação de CPI está sendo redigido pelo líder do partido no Senado, Demóstenes Torres (GO). O texto vai relatar, “com embasamento jurídico”, as recentes denúncias contra os ministérios da Agricultura, dos Transportes e do Turismo. “Não são fatos isolados de corrupção no governo Dilma-PT, como o ocorrido no Ministério do Turismo. A corrupção no governo é endêmica!”, disparou ACM Neto.

O líder do DEM na Câmara adiantou que vai cobrar dos partidos envolvidos nas denúncias apoio para a CPI. Para ele, é a “única forma de defesa dos acusados”. As pastas da Agricultura e dos Transportes são comandadas por indicados do PMDB. Já a dos Transportes é do PR. O governo, no entanto, ainda mantém a mesma tática: para cada denúncia de corrupção, o ministro responsável deve ir ao Congresso se explicar, sob forma de convite. Pedidos de CPIs serão esvaziados pela base governista.

“Se Dilma quisesse fazer limpeza, apoiaria a CPI da Corrupção. Dilma nomeou essas pessoas. O governo é dela”, disse ACM Neto. Para o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), o estouro de mais um escândalo reforça a necessidade da instalação de uma CPI da Corrupção no Congresso Nacional. “Não é possível continuar convivendo com isso. É um escândalo atrás do outro e que atinge todas as áreas do governo. Parece saco de caranguejo, que você puxa um e vem outro grudado. Essa é a herança de Lula para Dilma: um saco de caranguejos corruptos”, finalizou o deputado.


Leia mais em:

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/oposicao-vai-tentar-novamente-cpi-da-corrupcao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário