quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fidel: "Modelo econômico cubano não funciona"

08/09/2010 - 18h46

DA REUTERS, EM HAVANA
DE SÃO PAULO


Fidel Castro disse que o modelo econômico de Cuba não funciona mais, escreveu um jornalista dos EUA nesta quarta-feira, após entrevistar o ex-ditador cubano na semana passada. Jeffrey Goldberg, da revista "Atlantic Monthly", contou em um blog que perguntou a Fidel, 84, se ainda valeria tentar exportar o modelo comunista cubano para outros países."'O modelo cubano não funciona mais nem para nós", respondeu ele.

No blog, o jornalista conta que, no momento, chegou a duvidar do que ouvia. "Eu não tinha certeza de que escutara corretamente", escreveu.

MUDANÇAS

O comentário parece refletir a concordância de Fidel --já manifestada em uma coluna publicada em abril na imprensa estatal cubana-- com as modestas reformas econômicas que vêm sendo promovidas por seu irmão caçula Raúl Castro, atual presidente de Cuba.

Goldberg disse ainda que Julia Sweig, especialista em Cuba na entidade norte-americana Conselho de Relações Exteriores --que o acompanhou a Havana-- acredita que as palavras de Fidel reflitam uma admissão de que "o Estado tem um papel grande demais na vida econômica do país".

Tal sentimento ajudaria Raúl, no poder desde 2008, contra membros do Partido Comunista que são contrários às tentativas de enfraquecer o domínio econômico estatal, disse Sweig a Goldberg.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/795803-modelo-economico-cubano-nao-funciona-mais-para-nos-diz-fidel-castro.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário