segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Polônia proibirá símbolos comunistas

O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, aprovou legislação que torna o porte de símbolos comunistas crime. Desta forma, quem portar símbolos comunistas, como fotos de Che Guevara, foice com martelo, estrela vermelha e outros, será multado ou até preso.

A lei expande a legislação que torna crime o nazismo e outros regimes totalitários. No entanto, símbolos comunistas não tinham sido expressamente citados na legislação. O senador Zbigniew Romaszewski disse que a lei é necessária porque as atrocidades cometidas por regimes comunistas estão sendo esquecidas, permitindo o florescimento de negócios que vendem imagens de líderes soviéticos, símbolos de estado como o foice com o martelo e a estrela vermelha.

"O comunismo deve ser tratado como o nazismo", Romaszewski, que promoveu a legislação, disse à AP.

"O número de suas vítimas são comparáveis, tomando em consideração a fome na Ucrânia sob o regime de Stalin e as deportações para a Sibéria que causaram dezenas de milhões de mortes, incluindo poloneses. Nós, na Polônia, vivemos entre estes dois regimes extremos e nós sabemos o que eles foram".

Nenhum comentário:

Postar um comentário