sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ahmadinejad critica Obama e decreta fim da era capitalista

O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, acusou hoje o chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, de seguir as mesmas políticas do seu antecessor, George W. Bush, e salientou que a era do capitalismo e do domínio das grandes potências chegou ao fim.

Ahmadinejad foi aclamado na emblemática Praça Azadi, onde pronunciou um discurso incendiário e de carácter nacionalista por ocasião dos 31 anos da revolução que derrubou do poder o último xá da Pérsia, Mohamad Reza Pahlevi.

«Há uma opinião que afirma que Obama pôs uma máscara, mas, na verdade, segue as mesmas políticas que Bush. Nós não desejaríamos que isto fosse verdade», afirmou.

As palavras de Ahmadinejad foram respondidas com gritos de «Morte aos Estados Unidos» e «Morte a Israel». A multidão presente também agitava bandeiras do Irão e retratos do fundador da República Islâmica, o ayatollah Ruhollah Khomeini, e do actual líder religiosos, o ayatollah Ali Khamenei.

Ahmadinejad ainda acusou Obama de trabalhar a favor dos interesses de Israel e cobrou-lhe as «verdadeiras mudanças de que falou».

O presidente do Irã retomou seu tom desafiador e anunciou que seu país tem capacidade para enriquecer urânio até 80%, mas que por enquanto não está interessado em chegar a esse nível e que não procura ter armas nucleares.

"Quando dizemos que não estamos fabricando a bomba, estamos falando sério. Se quiséssemos fazê-lo, anunciaríamos", ressaltou.

Além disso, revelou que cientistas iranianos conseguiram produzir, em apenas dois dias, o primeiro pacote de urânio enriquecido a 20% e que o Irã já é "um país nuclear" que tem a intenção de "triplicar a produção" de urânio a 3,5%.

O conflito nuclear entre Irã e a comunidade internacional se agravou esta semana depois que o Governo iraniano iniciou o processo de enriquecimento de urânio a 20% apesar das advertências das principais potências ocidentais.

Em resposta, Washington impôs ontem novas sanções a quatro empresas ligadas à Guarda Revolucionária iraniana e a um general desta tropa, em um primeiro passo rumo a um novo pacote de sanções.

"Os inimigos sofrerão uma sonora derrota", respondeu hoje Ahmadinejad em seu discurso.

Diário Digital e EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário